Notícia

Árvore na calçada: o plantio deve seguir leis da Semma

Em Bauru, ainda ocorre o plantio irregular de árvores em calçadas por toda a cidade, entretanto, com o habite-se (atestado de conclusão de obra), esse problema tem sido reduzido, segundo a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Gabriela dos Santos Souza.

Para retirar o habite-se, o morador precisa plantar uma árvore na calçada. E, para o plantio, essa pessoa recebe uma diretriz da Semma. Caso o plantio não seja correto, o habite-se não é aprovado.

Entre as orientações está o tamanho do canteiro, que garante um bom desenvolvimento da árvore e pode variar dependendo da espécie. A planta precisa estar de acordo com o tamanho da calçada e com a fiação presente na via ou não.

Entre as orientações também está a necessidade de colocar um gradil para evitar que a muda seja depredada. -O gradil mais comum é o de tela metálica, entretanto, o ideal é uma estrutura de madeira. Entre outras orientações, o canteiro deve ser feito próximo à guia- acrescenta Gabriela.

Ainda segundo a engenheira agrônoma, calçadas com fiação elétrica comum precisam ter árvores de pequeno porte, e onde há a fiação compacta, ou se não há fiação, as árvores de médio porte e mais frondosas são as mais indicadas.

-A gente orienta assim, porém, com pesar, porque o ideal seria termos árvores frondosas por toda a cidade, mas há as podas irregulares, então, enquanto a cidade não tiver a fiação tradicional trocada pela compacta, teremos problemas- pondera Gabriela.

Não há leis municipais que falem sobre o plantio de árvores nos quintas, sendo assim, o morador pode escolher as espécies de sua preferência, de acordo com o seu conforto. Mas a pessoa deve observar as raízes das árvores ao plantar, já que alguns exemplares podem apresentar raízes agressivas, o que pode afetar a estrutura do imóvel, dependendo do local onde é feito o plantio.

Quando o assunto são os benefícios das plantas, lembramos de sombra, frescor, alívio do calor, ar mais puro, abrigo para pássaros, alimento, retenção de água no solo etc. Árvore é vida, principalmente nas grandes cidades onde as temperaturas sobem um pouco mais a cada estação quente. Elas ajudam a regular o tempo e o clima.

Lembrando sempre que as podas devem ser feitas por profissionais credenciados.

Fonte: JCNET.com.br
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site