Notícia

A linguagem dos pisos táteis

O piso tátil é conhecido por ter textura e cor diferentes do piso que estiver em redor. Por essa característica, ele tem a função de orientar as pessoas com problemas visuais.

Esse piso não é um revestimento mas sim, uma linguagem que procura proporcionar às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, condições de segurança e de orientação, necessárias para que elas possam se deslocar e efetuar suas tarefas do dia a dia, com maior independência e autonomia.

O piso tátil proporciona mais acessibilidade ao público deficiente visual, o que pode ser considerado uma medida de respeito e inclusão a esta parcela da população. São pessoas que merecem toda consideração e acolhimento.

A função do piso tátil é alertar e, por isso, ele é normalmente instalado próximo ao início e término de escadas e rampas, em frente à portas de elevadores, em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala.

Para garantir mais segurança, sempre que houver algum obstáculo, a placa indicativa precisa ser utilizada, em conjunto, com a placa de piso tátil Alerta.

Há o piso recomendado exclusivamente para uso interno, pois o seu composto não foi desenvolvido para instalações em áreas externas as quais estão mais suscetíveis às intempéries. Esse é formado por placas de borracha com superfícies que apresentam relevos indicativos.

Esses relevos precisam ser dispostos regularmente, para dar a direção do caminho, pois a placa apresenta linhas longitudinais (em relevo) para demarcar a direção.

Para áreas externas são recomendados os pisos táteis fabricados em porcelanato ou aço inox, que são mais resistentes ao alto tráfego, como calçadas, por exemplo, pois apresentam melhores características técnicas, como maior resistência e durabilidade, se comparados com outros tipos de materiais.
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site