Notícia

Academia ao Ar Livre para Idosos

A prática de atividades que produzem resultados físicos e emocionais é muito importante para a terceira idade.

Nunca se viu tantos idosos fazendo exercícios, e agora este grupo, que mal teve tempo de cuidar de si durante a juventude e a fase adulta, pode aproveitar todos os benefícios de uma vida muito mais saudável utilizando espaços como academia ao ar livre.

Manter-se ativo não quer dizer que você deve se tornar um atleta tardio. Também não é preciso desembolsar uma grande verba para isto.

Basta ter motivação para iniciar em uma academia para idosos, como as que ficam instaladas em praças e parques das cidades ou dentro de condomínios que têm grande concentração dessa população. Elas têm o objetivo de fortalecer a musculatura, de forma totalmente gratuita e conveniente, pois ficam próximas à sua residência.

Não é preciso estar acostumado a treinar, embora o consentimento do médico seja importante para evitar surpresas desagradáveis.

Exercícios físicos podem auxiliar na prevenção ou amenizar as doenças causadas por hábitos desenvolvidos ao longo do tempo, como o estresse, o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Assim, melhora a qualidade e a expectativa de vida na velhice.

Assim, o idoso terá disposição para enfrentar desafios como subir escadas e cozinhar, equilíbrio e tempo de reação para evitar quedas e flexibilidade para que o idoso não sinta dores ao se locomover.

A possibilidade de movimentar-se também garante o bem-estar na terceira idade, pois eles ganham mais autonomia e independência para dar seguimento à própria rotina.

Dessa forma, a autoestima aumenta, a depressão vai embora e a solidão dá espaço para a construção de um novo círculo social, pois uma academia para idosos está repleta de pessoas da mesma idade que estão dispostas a fazer amizade e compartilhar histórias.

Antes de começar a praticar, é preciso conhecer os exercícios adequados, principalmente se você tiver alguma limitação física que torne um ou outro movimento inviável para a sua rotina.

Seu treino deve conter basicamente, três tipos de exercícios:

Alongamento - Praticamente não possui contraindicações, mas se o seu corpo doer, não hesite em parar.

Extensão - Pode causar problemas para quem já sofre com as articulações, mas é algo que pode ser trabalhado aos poucos para conseguir bons resultados.

Musculação - O risco desse tipo de prática é o exagero na quantidade de pesos, que, de preferência, deve ser feito apenas com o peso do próprio corpo.

Na academia para terceira idade é mais importante executar as repetições de movimentos corretamente do que de forma intensa ou acelerada.

Para isto, conte com o auxílio de um preparador físico com experiência no cuidado com os idosos ou, se estiver sozinho, sempre leia as instruções que ficam na lateral do aparelho. Tenha o seu tempo de se aperfeiçoar em cada equipamento e perceba os resultados a longo prazo, dentro e fora das academias.

Fonte: Ginast
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