Notícia

Academias ao ar livre conquistam os sorocabanos

Além das caminhadas, os sorocabanos estão descobrindo nas academias ao ar livre um novo incentivo para se exercitar e praticar atividades físicas diárias. E o que é melhor, de graça.

Implantadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), elas estão dispostas em 60 espaços públicos de dezenas de bairros e, definitivamente, os seis equipamentos que constituem cada kit entraram na rotina dos sorocabanos. Tanto que em locais como Aparecidinha, Parque Flamboyant e no Jardim São Guilherme, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde a disputa para utilizar a aparelhagem é intensa, formando até filas. -Aqui, até às 8h30 está sempre cheio e tem fila. As mães levam os filhos na escola e na volta aproveitam para fazer exercícios. Essa é uma ótima iniciativa da Prefeitura- afirma o policial militar aposentado, Edivan Pires, que diariamente frequenta a academia ao ar livre do Parque Flamboyant.

Atualmente são 60 academias ao ar livre instaladas em pontos de diferentes bairros da área urbana de Sorocaba. A Secretaria de Serviços Públicos prevê para até o final do ano a instalação de outras unidades, em bairros como Vila Bom Jesus, Vila Carvalho, Brigadeiro Tobias e na nova praça do Jardim Maria Eugênia.

Localizadas em praças, parques e espaços públicos, as academias têm o propósito de estimular a atividade física na população. Mas, os motivos que levam os sorocabanos a frequentar esses espaços e a movimentar o corpo são vários, como cuidar da saúde, ter uma atividade saudável, prevenir uma futura enfermidade ou simplesmente para ficar de bem com o corpo.

As amigas Nilza Trindade e Tamara Cavalcante gostam de fazer caminhadas e frequentam as academias ao ar livre em busca de ficar bem com o corpo e a mente. Moradora do Jardim Santa Cecília, Nilza conta que a academia do Parque Flamboyant é bem mais próxima de sua casa, mas que prefere a do PA por ser mais tranquila após às 9h.

Especialistas reforçam que todo exercício que movimente o corpo pode trazer benefícios corporais, de saúde e qualidade de vida desde que praticados de acordo com as recomendações. O técnico de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Daniel Querido, destaca que são várias as vantagens em praticar atividades físicas regulares. -É um dos fatores que compõem o estilo de vida saudável, que contribui para a melhora do sistema cardiovascular, minimiza a incidência de doenças como a diabetes e hipertensão, além de reduzir o estresse e promover a socialização entre praticantes- garante.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site