Notícia

Arquiteto que limpou São Paulo sugere resgate da identidade manauara

Na opinião de Issao, a solução para as cidades, incluindo Manaus, seria a retirada de excessos de publicidade e uma criação de uma cultura onde predomine o coletivo.
Manaus - Professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Issao Minami, em visita a Manaus, sugeriu uma redescoberta na identidade da cidade. Conhecido pelo projeto ‘Lei da Cidade Limpa’, uma reformulação no espaço urbano de São Paulo, Issao veio ao Amazonas para acompanhar a Mostra de Produção Acadêmica no campus da Ulbra, no Japiim, zona sul.

“Há possibilidade de resgatar a identidade, incluindo interesses como o meio ambiente e monumentos históricos. É necessário reorganizar as prioridades. E ficar mais atento ao que é colocado”, sugeriu.

Issao apontou que a poluição visual na cidade se assemelha a uma ‘Cidade Genérica’, “a publicidade é feita de forma repetida e acaba escapando do controle, criando um confronto, uma dualidade, sem fixar uma identidade própria do lugar”, disse o arquiteto.

Ele explica que o projeto ‘Cidade Limpa’ tinha um objetivo de agregar valor à paisagem de São Paulo, “enxugar elementos que eram ilegíveis e transformar em algo que tinha mais poder de comunicação e, por fim, sintetizado”. É o que ele gostaria de ver adotado pelas outras cidades. “É preciso repensar. Retirar os excessos. As placas realmente importantes vão se perdendo no meio de tanta publicidade. Os espaços acabam sendo aproveitados de maneira egoísta e se ‘publicita’ tudo, afetando, inclusive, a qualidade de vida das pessoas”, analisou.

Na opinião de Issao, a solução para as cidades, incluindo Manaus, seria a retirada de excessos de publicidade e uma criação de uma cultura onde predomine o coletivo. “Manaus possui espaços democráticos que são tomados pela ocupação desenfreada. A pessoa se sente dono. Há um abuso generalizado e inadequado de modo pessoal, não se pensa coletivamente. É preciso um trabalho intenso, inclusive na retenção de consumo, que precisa ser equilibrado e consciente. Trabalhar o aprendizado, incluindo conceitos e sustentabilidade”, afirmou.

Fonte: D24am
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site