Notícia

Calistenia: nova opção de esporte ao ar livre

Tem nome desconhecido, como o próprio grupo que a promove reconhece, mas é um esporte veterano. Trata-se da calistenia, que une exercícios na barra e flexão.

Em Taquara, jovens se reuniram e estão praticando o esporte no Parque do Trabalhador, diariamente. Neste domingo, a partir das 16 horas, farão uma demonstração à comunidade dos exercícios que podem ser feitos. E estão buscando melhorias para que possam praticar a calistenia com equipamentos adequados.

Segundo o projetista Pedro Júnior, 21 anos, e um dos líderes do grupo, cerca de 10 a 12 pessoas integram a equipe intitulada Lentos e Violentos. Pedro conta que praticou academia por cerca de quatro anos e percebeu que não era aquilo que queria pra si. Com isso, descobriu a calistenia, que oferece a prática de exercícios ao ar livre. -Nós praticamente enjoamos de academia, com práticas muito clichês- comentou o projetista, acrescentando que a calistenia trabalha todo o corpo, sem exigir pesos.

Pedro é um dos fundadores do grupo Lentos e Violentos, junto com outros dois companheiros. Segundo ele, o time segue uma rotina de treinos, diariamente à noite, no Parque do Trabalhador. Primeiro é realizado o alongamento e depois os exercícios nas barras, intercalando com as corridas. Hoje, eles utilizam as barras das academias ao ar livre instaladas no parque, mas os equipamentos não são adequados à calistenia. O grupo está tentando divulgar a prática em Taquara, lembrando que as atividades são abertas à participação da comunidade. -É legal que enquanto estamos fazendo os exercícios as pessoas nos procuram e nós repassamos dicas para a prática da calistenia- comentou Pedro.

Uma reivindicação do grupo é pela instalação de barras adaptadas no Parque do Trabalhador, que dariam melhores condições para a prática dos esportes. Eles pretendem sensibilizar a administração de Taquara para a instalação dos equipamentos, com a proposta de que assumem a manutenção deles.

Fonte: Jornal Panorama
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site