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Campus da USP terá faixa de ônibus e ciclovia

Com a faixa de ônibus, que foi revelada pelo Estado no primeiro semestre deste ano, a expectativa é de que a circulação do transporte público melhore. Por volta das 19h dos dias úteis, a saída pela Portaria 1 fica travada por causa do excesso de carros — atualmente, não há nenhum tipo de restrição para a entrada de veículos na universidade nos horários de pico. Estudantes e funcionários reclamam que têm de esperar cerca de 20 minutos para percorrer um trecho de 500 metros.

É o caso do universitário José Rodolfo Chufan, de 32 anos, que estuda na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

— Uma faixa interna vai ajudar muito, pois não teremos de esperar parados dentro do ônibus depois do fim da aula, às 23h, já cansados de um dia de trabalho e estudo.

Ele conta que a faixa exclusiva instalada pelaCET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na avenida Afrânio Peixoto, fora da USP, já resolveu o problema da chegada dos coletivos.

A primeira faixa exclusiva para ônibus da USP já está em fase final de projeto para contratação de serviços de implementação, segundo a prefeitura do câmpus. Ela será instalada na avenida da Universidade e em parte da avenida Professor Lineu Prestes — nesta, a via exclusiva vai até a altura da Casa da Cultura Japonesa. Depois que passar a Portaria 1, a faixa seguirá pelo lado de fora do câmpus, por um pequeno trecho na avenida Afrânio Peixoto, até o cruzamento com a rua Alvarenga.

A prefeitura do câmpus divulgou que a obra deverá durar um mês. As intervenções, previstas para começar daqui a dois meses, devem acabar em janeiro.

A educadora Bianca Moschetti, de 24 anos, trabalha no Paço das Artes, dentro da Cidade Universitária. Ela conta que, com frequência, prefere ir a pé para a estação Butantã do metrô a ficar esperando dentro do ônibus.

— Acho que a USP sempre priorizou mais o transporte individual. Espero que essa faixa saia do papel.

Em média, o câmpus recebe 71,4 mil passageiros de ônibus por dia, em nove linhas operadas pela SPTrans (São Paulo Transporte).

Bicicletas

Assim como em diversos pontos da capital, a USP agora pretende criar pistas só para bikes no câmpus Butantã. A administração do local informou que "está em fase de finalização a elaboração de um memorial descritivo para contratação de um plano cicloviário, que deverá avaliar as vias da Cidade Universitária e a viabilidade de implementação de espaços compartilhados de acordo com as áreas". Não foram informados prazos nem cu
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