Notícia

Ciclistas propõem plano de mobilidade ao prefeito de BH

A Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) entregou um plano de mobilidade voltado às bicicletas para o prefeito Alexandre Kalil no último dia 2 de fevereiro. -Durante o período eleitoral, o candidato assumiu compromissos junto à Campanha #D1Passo e usou a mobilidade urbana como um dos pilares da campanha. Mas, com 45 dias como chefe do executivo, ainda não se preocupou com essas promessas- informou a associação por meio de nota.

Uma das medidas que pode ser executada com muita rapidez e baixo custo para os cofres municipais, segundo os ciclistas, é o tratamento de vinte interseções de ciclofaixas e ciclovias, que colocam em risco a segurança de quem pedala. As obras consistem em melhorar a sinalização e o revestimento do asfalto nesses locais. Além disso, de acordo com a associação, reformar os trechos já existentes de ciclovias é essencial para incentivar o uso da bicicleta na cidade.

Outra sugestão é a liberação da verba de R$ 70 mil para a realização de uma campanha educativa sobre o respeito aos ciclistas no trânsito. O dinheiro está previsto no orçamento da prefeitura, mas nunca foi utilizado.

A longo prazo, as propostas incluem a conclusão do projeto cicloviário de 411 quilômetros, conectados em rede, a integração completa do uso da bicicleta com o transporte público e a criação de Zonas 30 (onde o limite de velocidade é de 30 quilômetros por hora) no entorno de, pelo menos, 27 escolas espalhadas pelas regionais.

-Nós precisamos nos recuperar da defasagem de projetos que favoreçam o uso da bicicleta como meio de transporte. Quase nada foi feito nos últimos oito anos, então precisamos colocar Belo Horizonte no ritmo novamente- conta Carlos Edward Campos, membro da BH em Ciclo. -Tudo que está no plano é prioritário. É o mínimo que nós precisamos- completa.

Fonte: O Tempo - Cidades
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site