Notícia

CICLOVIAS DE OITO CIDADES INGLESAS GANHAM NOVA VIDA

Expandir a rede de ciclovias e torná-las mais seguras. Com este objetivo em mente oito cidades inglesas preparam-se para desenvolver projetos de melhoria destas infra-estruturas, atraindo mais adeptos para esta forma de mobilidade. 114 milhões de libras (cerca de 158 milhões de euros) serão investidos para o efeito.

Bristol, Oxford, Birmingham, Manchester, Norwich, Newcastle, Cambridge e Leeds, que receberam várias propostas de investimento para expansão das suas ciclovias, apresentadas numa conferência em Novembro passado, são as contempladas neste envelope financeiro.

O investimento por parte do Reino Unido tem como finalidade, já assumida pelo governo britânico, atingir uma taxa de utilização de bicicletas equivalente à de países como a Dinamarca ou a Holanda. Os maiores benefícios desta aposta, de acordo com a investigação desenvolvida pelo British Cycling, são a redução em 30% do número de mortes, o aumento em 25% da mobilidade das famílias mais pobres e um potencial de poupança para o serviço britânico de saúde de cerca de 17 milhões de libras nos próximos 20 anos.

No caso concreto de Bristol, a primeira cidade inglesa nomeada como Capital da Bicicleta, em 2008, serão aplicados 19 milhões de libras (cerca de 26 milhões de euros) nas infra-estruturas públicas utilizadas para pedalar.

O Reino Unido, segundo o seu vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, está no seio de uma revolução no uso de bicicletas, mas é preciso assegurar que está sendo direcionada no caminho certo de desenvolvimento.

Neste sentido, Poppy Brett, diretora da Life Cycle UK, explicou à Bristol Life News que, mais do que o investimento em infra-estruturas, é preciso investir nas pessoas: -é um pouco como construir piscinas para pessoas que não sabem nadar. O maior desafio a ultrapassar reside na percepção e na cultura, em mudar atitudes e, depois, mudar comportamentos- destacou

Fonte: Revista Smart Cities
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site