Notícia

Ciclovias do Rio ainda têm muitos obstáculos a vencer

A cidade escolhida para sediar em 2018, o Velo-city, maior evento sobre ciclismo do mundo, ainda apresenta muitos desafios no quesito bicicleta. No Rio, primeira capital da América Latina a receber o congresso em 36 anos, ainda faltam educação e conscientização de motoristas e de usuários do transporte sobre duas rodas.

Na segunda-feira, uma equipe do GLOBO percorreu as ciclovias e flagrou desde caminhões estacionados nas áreas destinadas a ciclistas até gente pedalando nas calçadas ou no fluxo contrário aos dos carros, ignorando os riscos.

- Às vezes, prefiro até pedalar na rua, já que é perigoso de qualquer jeito. Faltam consciência, educação e respeito - reclama a estilista Jana Cristina, que teve que desviar de um caminhão parado na ciclovia de Laranjeiras anteontem.

Mais adiante, em Botafogo, O GLOBO identificou outro obstáculo. Na ciclovia da Rua Visconde Silva, os ciclistas têm que driblar sete árvores que ficam no meio da via.

- Costumo pedalar para levar minha filha à escola e acho muito perigoso passar com ela no meio dessas árvores. A pista ainda é desnivelada, por causa das raízes - diz a cantora Juliana Carvalho.

Outro problema apontado por usuários de bike é a falta de iluminação em algumas áreas, como o Aterro do Flamengo. Apesar de a Rioluz ter prometido há quatro anos a implantação de lâmpadas exclusivas para a ciclovia, o projeto não foi concretizado.

A Rioluz garante que o projeto será executado nos próximos meses. O subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, afirma que, após as Olimpíadas, a ciclovia de Botafogo será repensada: é provável que a Rua Visconde Silva ganhe uma ciclofaixa.

Tem sido feitas campanhas de conscientização dos motoristas, mas os ciclistas podem ajudar. Ao identificar alguma infração, basta fotografar a placa do veículo, e ligar para o 1746. A central tem um guarda municipal habilitado para multar.

A capital carioca tem 438,9 km de rotas para bicicletas e, com a inauguração da ciclovia do Joá, prevista para abril, chegará a 450 km.

Fonte: G1 Extra
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site