Notícia

Ciclovias trazem crianças de volta às ruas

Andar de bicicleta talvez seja a primeira oportunidade que temos, enquanto crianças, de sermos independentes. Isso é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima. Nos deixa mais seguros e mais confiantes em relação às nossas capacidades. Onde podemos nos conduzir e entendemos que não precisamos ser carregados, ganhando com isso a segurança de poder seguir, literalmente, pelas próprias pernas. Aprendemos que o medo pode ser superado e o quanto isso é libertador.

Associamos o aprender a pedalar à infância, mas é uma habilidade que pode ser adquirida em qualquer momento da vida. O grau de dificuldade é o mesmo, engana-se quem acredita que quanto mais velho mais difícil vai ser. Não é. A emoção e a sensação de conquista são tão intensas quanto são para a criança.

Um fenômeno interessante e de grande importância vem ganhando forma nas ruas de São Paulo: a retomada do espaço público pelas crianças. Locais que antes eram desperdiçados com veículos particulares estacionados estão sendo regatados para uso público. E, dentre os novos usuários, estão as crianças da cidade, geralmente ainda acompanhadas de seus pais.

Essa é uma situação que vem acontecendo também em Sorocaba, uma das cidades brasileiras que tem servido de referência em criação de ciclovias, com uma malha que atende boa parte da cidade. Roberta Bernardi, gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, nos contou que sua própria filha de 12 anos vai de casa até o Sesc, pedalando sozinha pelas ciclovias. -Tem uma ciclovia na porta da minha casa, que vai até o prédio do Sesc. A minha filha só avisa ESTOU SAINDO e CHEGUEI- relata.

Muito além das vantagens em mobilidade, saúde pública, redução de congestionamentos, dessaturação do transporte público, diminuição da poluição e tantas outras, esse resgate da infância perdida, por si só, já justificaria a criação de infraestrutura para bicicletas, em qualquer cidade em que os cidadãos se preocupem um mínimo sequer com suas crianças.

Fonte: vádebike
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site