Notícia

Comissão pede ciclovias e campanhas educativas em Maringá

Implantação de ciclovias e ciclofaixas, realização de campanhas educativas e promoção de passeios ciclísticos. Essas são as recomendações da Comissão Especial de Estudos sobre Ciclovias à Prefeitura de Maringá para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade.

O relatório elaborado pela comissão formada por quatro vereadors foi entregue à Mesa Executiva da Câmara Municipal na sessão ordinária de terça-feira (15). O documento é resultado de uma série de reuniões de trabalho acrescidas de orientações de ciclistas e especialistas.

O objetivo era estabelecer o consenso entre poder público e comunidade em favor de políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta entre os maringaenses como meio de transporte para o trabalho, estudos, esporte, lazer e entretenimento.

O documento sugere que sejam feitas alterações no Plano Diretor Municipal para viabilizar a implantação de ciclovias, incluindo pontos estratégicos que envolvam escolas, faculdades, clubes e parques. Também foi pedido a separação de vias com a devida sinalização para ciclofaixas no perímetro urbano.

Os integrantes da comissão sugerem ainda a realização de campanhas educativas - com foco nos ciclistas e, principalmente, motoristas e pedestres - e passeios ciclísticos.

Apesar da falta de estímulo e tratamentos que permitam a circulação segura, milhões de brasileiros usam, habitualmente, a bicicleta graças às suas qualidades: econômica, saudável e muito útil. Este uso, tradicional em tantas das nossas cidades, vem merecendo das autoridades do governamentais uma preocupação especial a fim de melhorar as condições de utilização da bicicleta e aumentar o número de usuários.

Desta forma, com este trabalho, a CEE pretende que as autoridades de outras esferas governamentais, especialmente do Executivo Municipal, programem evoluções nesse meio de transporte, desenvolvendo, encurtando distâncias, aprimorando, ampliando a implantação de meios seguros e eficazes que viabilize o uso da bicicleta, cotidianamente, pela população em geral.

Fonte: odiário.com
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site