Notícia

Compartilhamento de bicicletas chega ao DF

Quem estiver no Distrito Federal, a partir desta quarta-feira (28), terá à disposição cem bicicletas para compartilhamento, de um total de 400, e um aplicativo voltado às ciclovias da capital. A iniciativa, que também beneficiará turistas que vierem à cidade durante a Copa do Mundo pretende estimular formas alternativas de transporte e será expandida futuramente.

Pelo planejamento do GDF (Governo do Distrito Federal), neste primeiro momento a cidade receberá dez estações, cada uma com dez bicicletas. Um desses pontos do "Bike Brasília", localizado no Memorial JK. Os demais ficam na região central do Plano Piloto (ver mapa) e foram posicionados em áreas estratégicas e de grande circulação de pessoas.

Resultado de uma parceria público-privada, o sistema de compartilhamento de bicicletas do DF terá 40 estações em seu pleno funcionamento. As bicicletas estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, das 6h às 0h, e para utilizá-las é necessário preencher um cadastro na internet e efetuar o pagamento de uma taxa anual de R$ 10.

Ao finalizar o procedimento de cadastro, a pessoa poderá usar da bike, durante uma hora. Após esse período, para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema, o ciclista deverá esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa, o usuário deverá pagar R$ 5 por hora excedente.

Com uso de tecnologia moderna, as estações desse projeto de compartilhamento funcionarão com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. Para usar a bike, que tem fabricação 100% nacional e pesa em torno de 15 quilos, o ciclista poderá destravá-la por um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846.

O "Bike Brasília" será operado de forma semelhante ao sistema que foi implantado em São Paulo, Pernambuco, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que foi o primeiro do país a adotar o sistema, em outubro de 2011, e já conta com mais de 3 milhões de viagens e cerca de 200 mil usuários cadastrados.

Fonte: R7 Notícias - Distrit Federal
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site