Notícia

Crateús retira carros de lanche

A paisagem urbana desta cidade sofreu alterações nos últimos dias no entorno das praças públicas. Foram removidos os últimos "traillers" ainda existentes nesses logradouros centrais da cidade. Ao todo foram recolhidos 12 equipamentos de ferro nesta última etapa e encaminhados para o deposito de reciclagem.

Os equipamentos de ferro ocupavam as principais praças, funcionando como espécie de lanchonetes. Foram retirados 12 traillers.

Os permissionários foram transferidos para os novos boxes na praça de alimentação José de Oliveira Camerino, que conta com 12 quiosques de alvenaria, sendo 11 para comercialização de lanches e um destinado para venda de artesanato.

Conhecidos como "dogões", os equipamentos de ferro ocupavam as principais praças públicas, funcionando como espécies de lanchonetes. Com a inauguração da praça de alimentação José Camerino, ao lado do Teatro Rosa Moraes e Biblioteca Norberto Ferreira Filho, os últimos "dogões" saíram, em definitivo, do espaço urbano. Em 2011 e 2012, a mesma ação já havia sido tomada nas demais praças.

"Nessa época, a Prefeitura começou a ação de transferência desse tipo de atividade para as praças de alimentação, construídas especificamente para o lazer da população, contendo quiosques para a comercialização de alimentos de forma higiênica", destaca Romildo Marçal, secretário municipal de Infra Estrutura. Informa ainda que foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que os proprietários dos 24 "dogões" teriam permissão de uso nos quiosques construídos nos novos espaços pela prefeitura.

Há cerca de duas décadas, os equipamentos de ferro faziam parte do cenário urbano local. Mesmo frequentando os locais por serem opções de lazer e ponto de encontro na cidade, a população se incomodava com a situação, pela poluição no espaço, problemas no estacionamento nas praças e principalmente questionavam acerca da higiene na preparação de alimentos nos referidos equipamentos, cujas estruturas não tinham a adequação devida para a atividade.

De acordo com a Secretaria de Infra Estrutura, essas antigas estruturas não serão mais colocadas em terrenos públicos ou particulares dentro de qualquer área do município de Crateús.

Os novos espaços favorecem o lazer, encontro de amigos para conversas, bate papo e consumo de lanches rápidos, como cachorro-quente, salgados, sanduíches, churrascos e bebidas, a exemplo de sucos naturais, refrigerantes, entre outros, em condições apropriadas de higiene. As praças públ
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site