Notícia

Dicas de como fazer exercícios com segurança

Com equipamentos coloridos, chamativos e de fácil uso, as academias ao ar livre caíram no gosto popular. Em época de crise financeira, em que desembolsar dinheiro para pagar mensalidade pode pesar no bolso, elas são alternativas para quem busca uma vida saudável.

Só que a única forma de saber se usa corretamente os aparelhos é observando como os outros os utilizam. Isso porque uma das características desses locais é que nem sempre há profissionais orientando os frequentadores. Por isso, é importante seguir algumas dicas antes de usar os equipamentos.

-Para prevenir lesões, deve-se fazer alongamento antes da atividade física.
-Depois de alongar-se e antes de usar os equipamentos, o usuário deve caminhar durante uns 10 minutos para aquecimento (estimular a circulaçao).
-Nos locais onde há academias ao ar livre, há placas que indicam como os equipamentos devem ser utilizados. O usuário deve ler as instruções antes da atividade.
-Após o uso dos equipamentos, a pessoa deve alongar-se novamente.
-O exercício deve dar ânimo e energia ao praticante. O ideal é que, após o banho, a pessoa sinta-se bem disposta.
-Nos primeiros dias, sentir dor é normal para os iniciantes. Dores que limitam os movimentos não são normais.
-Em regra geral, pessoas acima de 45 anos de idade, devem procurar um médico antes de começar um programa de atividade física.
-Com menos de 45 anos, o usuário deve procurar a avaliação de um profissional de educação física. Se ele identificar riscos, vai encaminhar a pessoa para exame médico.
-A pessoa deve começar a se exercitar, de forma lenta e progressiva e usar roupas e tênis adequados.

Fonte: Diário de Santa Maria (editado)
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site