Notícia

Em congresso mundial de cidades, deputado estadual Beto Trícoli debateu Democracia Participativa

Por: Anderson Costa - Assessoria de Imprensa Beto Trícoli


O deputado estadual Beto Trícoli (PV) participou do debate sobre as “Experiências de Orçamento Participativo pelo Mundo”, durante o 10° Congresso Mundial Metropolis “Cidades em Transição”, promovido pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles - Metropolis, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, entre os dias 23 e 26 de novembro, na capital gaúcha. A reunião serviu para uma conversa entre as diversas cidades do mundo que estão implementando o Orçamento Participativo, suas perspectivas, avanços e desafios.

Beto, que representava a Assembleia Legislativa de São Paulo, fez observações junto a autoridades mundiais como o professor e pós-graduado pela Universidade de Coimbra, Giovanni Allegretti, o diretor da Associação de Cidades Africanas, Bachir Kanoute, a vereadora de Nova Iorque, Melissa Mark, o secretário de coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Cézar Busatto, entre outros. “Em Atibaia, quando prefeito, implantamos o Orçamento Participativo, que existe há 8 anos”, informou.

O parlamentar destacou ser importante que o OP seja instituído legalmente do ponto de vista da peça orçamentária, planos plurianuais e planos diretores. O deputado enfatizou no debate que deve haver a mentalidade de “afrontar o instituído, o estabelecido”. “A transformação e transição para modelo mais participativo deve acontecer de forma efetiva”, explica.

O deputado lembra ser essencial a presença, o encontro e o debate com a população. “No processo de construção, é possível amplificar a participação através de rede social e dos mecanismos de participação indivíduo-cidadão. Observamos no mundo que há participação mais direta do eleitor-cidadão, com sua opinião ‘dentro’ da decisão de governo. Os mecanismos das redes podem e devem ser usados na construção e não na decisão. A decisão deve ser presencial, em assembleias ou grupos multissetoriais”, defende.

A reunião deu continuidade ao encontro “Democracia Participativa e Cultura Cidadã”, da qual o deputado Beto também participou, pela manhã. “Debatemos os pontos fortes da democracia participativa e a maneira como ela é implementada nos governos locais, como despertar a Cultura Cidadã entre as pessoas e como a tecnologia pode ajudar a desenvolver uma sociedade mais democrática”, afirma.

Beto, que é membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais e coordenador de Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e Cooperação Regional
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site