Notícia

Estacionamento vertical para bikes

O discurso de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte está cada vez mais presente em cidades do mundo inteiro, mas, entre outros problemas, faltam locais seguros para estacionar as magrelas nas ruas. O que leva a outra questão: com cidades cada vez mais abarrotadas de pessoas, carros e edifícios, onde encontrar espaço para construir bicicletários?

O Bike Hanger, um estacionamento vertical para magrelas, que mais parece uma roda gigante, é um projeto dos designers da Manifesto Architecture, para a cidade de Seul, capital da Coreia do Sul. O sucesso do estacionamento-conceito foi tão grande que as cidades de Londres e Nova York já instalaram seus modelos.

Com capacidade para guardar entre 15 e 36 bikes, dependendo de sua altura, o bicicletário foi projetado para ser construído, basicamente, com garrafas plásticas, fibras de carbono e aço inoxidável reciclados, na lateral das edificações.

Para quem está se perguntando como os ciclistas fariam para pendurar as bikes no alto da roda gigante, a gente explica: na base do bicicletário, há uma byke ergométrica fixa que, quando pedalada, movimenta a estrutura. Logo, quem quiser guardar sua bicicleta no Bike Hanger tem que deixar a preguiça de lado e pedalar até um cabide livre chegar à parte inferior do bicicletário. Painéis solares instalados na cobertura geram energia elétrica para auxiliar na hora de pedalar.

A ideia traz ainda a vantagem de dificultar os roubos de bicicletas, já que as bikes ficam içadas fora do alcance das mãos e para retirar as bicicletas, é necessário que o usuário insira um cartão codificado para sua liberação.

Fonte: Super Interessante - Planeta Sustentável
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site