Notícia

Estado garante participação de Maricá no projeto Rio de Bicicleta

A Secretaria de Transportes do Estado do Rio anunciou oficialmente na última terça-feira (05/10) que Maricá está entre os seis municípios selecionados para receber o Plano Diretor de Transportes Não Motorizados, também chamado de “Rio de Bicicleta”. O órgão apresentou os primeiros detalhes do projeto, cujo objetivo principal é incentivar o uso da bicicleta como meio principal de deslocamento.

Desde outubro de 2010, a Secretaria de Transportes de Maricá vinha mantendo diversos contatos com os órgãos e empresas envolvidos na elaboração do plano diretor. Já na ocasião do primeiro encontro, o secretário Rony Peterson Dias ressaltava que o projeto vai ajudar a mudar a cultura de transporte na cidade.

“A ordem lógica do trânsito seria o pedestre, a bicicleta e o carro, mas o que se vê atualmente é o carro predominando. É isso que precisamos mudar” avaliou Rony, acrescentando que obras já em andamento, como o calçadão de Inoã, terão bicicletários e um espaço para a circulação desses veículos, além da acessibilidade.

A ideia é criar faixas exclusivas para ciclistas, sinalização especial e novos bicicletários. O plano foi elaborado por um consórcio firmado entre as empresas LOGIT (do Brasil), IBI Group (Canadá) e ITDP (Estados Unidos), com financiamento Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além de Maricá, os outros munixcípios contemplados são Barra Mansa, Resende, Volta Redonda (todas no sul do estado), Niterói e o Rio (nos bairros da Tijuca e do Grajaú, na Zona Norte).

Texto: Sérgio Renato

Fonte: Noticiário RJ on line
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site