Notícia

Florianópolis terá ponto de ônibus equipado com painéis fotovoltaicos e cobertura verde

Será construído em Florianópolis o protótipo do primeiro ponto de ônibus equipado com painéis fotovoltaicos e cobertura verde do Brasil. Desenvolvido pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), a proposta, que terá sua primeira (e por enquanto única) unidade instalada hoje (8), mescla dispositivos de geração de energia limpa, coleta de água pluvial, vegetação e inclusive tomadas para que os usuários do transporte público possam recarregar seus celulares.

A estrutura de aço também o torna totalmente reciclável. O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, produzidas a partir da reciclagem de materiais plásticos no Presídio Agrícola de Palhoça, município da Grande Florianópolis. O ponto de ônibus também destina um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. Ainda está prevista a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.

A iniciativa tem o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, uma parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, e administrado no estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Segundo a coordenadora do núcleo, Maria Cecília Guinle, o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo e é, com todos os itens que comporta, o único deste tipo no Brasil. -Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar as coisas interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte- comentou Guinle ao portal Click RBS.

Nota-se, no entanto, a ausência apuro estético no projeto, cabendo-lhe, quase que unicamente, o papel de ser funcional. Embora seja um protótipo e não se tenha previsão de implementar a proposta em escala urbana ou regional, trata-se ainda de um equipamento urbano que será colocado na cidade e interferirá no cotidiano dos cidadãos, devendo, assim, ser desenvolvido em todos os aspectos: funcionais, estéticos, econômicos etc.

A inciativa é, todavia, notável por seu pioneirismo e não podemos deixar de desejar que novas versões do protótipo sejam desenvolvidas.

Fonte: Arch Daily
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site