Notícia

Grupos de mobilidade urbana cobram ciclovia em Juiz de Fora

Grupos de defesa da mobilidade urbana fazem contagem de bicicletas em diferentes pontos em Juiz de Fora. Nesta semana, eles estiveram na zona Norte contabilizando ciclistas que passam no cruzamento do Acesso Norte com a Avenida JK. A iniciativa reforça o apelo de instituições da região por uma ciclovia entre a região e o Centro. O tema está incluído na pauta a ser debatida na oficina comunitária do plano diretor, nesta quinta-feira (24) às 18h, no Centro Pastoral, na Rua Tomé de Souza, 195, em Benfica. O evento é aberto à participação dos moradores.

Sobre a construção da ciclovia, o secretário de Governo, José Sóter Figueiroa Neto, informou que o projeto está em andamento para ser entregue em maio e que a expectativa é de iniciar a primeira fase das obras ainda neste ano.

Durante o trabalho de contagem na zona Norte, realizado nesta quarta-feira (23) de 6h às 18h, passaram no trecho 997 bicicletas, mais de uma por minuto. O levantamento também identifica o perfil dos ciclistas. Eles querem saber se usam ou não os equipamentos de segurança, como capacete, se são homens ou mulheres, se usam a bicicleta como lazer, como meio de transporte ou para trabalhar. Os horários de maior movimentação foram das 6h às 8h e das 17h às 18h, quando 50% dos ciclistas demonstraram usar a bicicleta para se deslocar até o trabalho. E durante todo o dia as mulheres representaram apenas 10% do total.

A ideia dos grupos Pedal Ecológico, Mobilicidade JF e Benfica Bem Melhor é usar esse número para mostrar a necessidade de se construir uma ciclovia ligando o Bairro Benfica ao Centro. -A gente percebe que é uma demanda, a região aqui oferece serviços, escola e as pessoas utilizam como meio de transporte a bicicleta- disse Aline Junqueira do grupo Benfica Bem Melhor. De acordo com Aline Rocha, do Grupo Mobilicidade JF, as ciclovias já estão previstas em lei. -A Prefeitura tem um prazo para entregar esse plano integrado de transporte que privilegia os pedestres e os ciclistas. E a gente precisa fazer estudos e de ver qual a melhor maneira para implantar essa ciclovia- analisou.

Ciclovia: 1ª etapa ainda em 2014

Segundo o secretário de Governo de Juiz de Fora, José Sóter de Figueiroa Neto, foi feito um
novo projeto que deve ser entregue pela Prefeitura em maio para a criação desta ciclovia. -Nós já temos um estudo de uma rede de ciclovias com várias tramas secundárias e terciárias que compreendem os corredores de bairro. Juiz de Fora é uma cidade acidentada do ponto de vi
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site