Notícia

Hackathon Paulista ajude a propor mobiliários urbanos para São Paulo

A crescente atuação de cidadãos para enfrentarem os desafios urbanos de São Paulo como a convivência no espaço público, crise da água, agricultura urbana, reciclagem, entre outros, deixa claro que não devemos esperar que as soluções venham apenas do poder público.É preciso incentivar que a transformação da cidade seja cada vez mais participativa e coletiva, porque ao construirmos soluções juntos, podemos não só exercer uma cidadania ativa e concreta, como também fortalecer nossas comunidades.

Com esse intuito a incubadora São Paulo Lab lançou a iniciativa inovadora Hackathon Paulista. O objetivo é engajar os cidadãos na concepção e construção de mobiliários urbanos portáteis para todos aproveitarem a Paulista Aberta e outros espaços públicos da cidade.

Muitos desses espaços, independente de sua relevância e uso, são desprovidos de mobiliário e equipamentos urbanos de qualidade. Outros como as ruas de lazer, a Avenida Paulista e o Minhocão, abertos a pedestres aos domingos, tem um uso temporário e não podem ter mobiliários fixos. Então, por que não levar nossos próprios mobiliários a tiracolo, em mochilas ou bicicletas?

A iniciativa começou com a Chamada Criativa Hackathon Paulista, uma parceria entre a incubadora São Paulo Lab e a rede Minha Sampa, para qual todos podem enviar suas ideias de mobiliários portáteis. Para participar basta se inscrever no site, descrever sua ideia e enviar um esboço.

Um painel de especialistas em design e urbanismo, que conta com Maria Augusta Bueno (arquiteta e diretora do São Paulo Lab), Roni Hirsch (designer e diretor do Erê Lab) e o Coletivo Bijari (de artistas e arquitetos multimídia), irá selecionar as 3 melhores ideias enviadas para sairem do papel. Elas serão desenvolvidas e prototipadas durante a maratona de design Hackathon Paulista, no início do ano que vem, por seus autores e equipes com a mentoria de especialistas.

A inspiração para esse processo intenso e de duração rápida (uma semana) vem dos hackathons nos quais hackers e programadores de computação se encontram para desenvolver softwares. No caso do Hackathon Paulista os participantes irão trabalhar coletivamente para encontrar soluções inovadoras de design e assim garantir a qualidade e durabilidade dos mobiliários portáteis.

Ao final do Hackathon Paulista os projetos detalhados dos mobiliários, além de manuais e vídeos de como montar, serão compartilhados aberta e gratuitamente na plataforma open source da Incubadora São Paulo Lab, pa
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site