Notícia

Idosos têm opções de atividades

Os idosos de Mogi das Cruzes têm à disposição iniciativas que ajudam a melhorar a qualidade de vida. Entre as opções se destaca o Pró-Hiper, um complexo para a prática de atividades físicas e de lazer que será ampliado. Nas praças da Cidade, há academias ao ar livre. Outro empreendimento voltado à terceira idade é a Vila Dignidade, em construção na Vila Cecília.

O Pró-Hiper, que conta com 2 mil usuários cadastrados, 1,8 mil ativos nas atividades supervisionadas pela equipe multidisciplinar. A frequência diária gira em torno de 400 pessoas com mais de 60 anos, que são atraídas por aulas de hidroginástica, informática, musculação, vôlei adaptado, dança de salão, corte e costura, violão, panificação e corrida, entre outras atividades.

O sucesso do Pró-Hiper levou a Prefeitura de Mogi das Cruzes a instalar em 2012 outra unidade, desta vez no Distrito de Jundiapeba. Em pouco mais de dois anos, a Academia da Unidade Clínica Ambulatorial (Única) já conta com 500 alunos cadastrados para aulas de hidroginástica e musculação. Além da equipe multidisciplinar, a unidade conta com médico geriatra.

O atendimento esportivo aos idosos foi ampliado também com a implantação das Academias da Terceira Idade (ATIs). Quarenta unidades já foram instaladas em diferentes praças da Cidade, garantindo atendimento diário para pessoas da terceira idade nas aulas monitoradas. Por meio de uma parceria firmada com o órgão estadual, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes também implantou a Praça dos Exercícios do Idoso no Parque Santana.

Na área de habitação, o principal destaque é a implantação da Vila Dignidade, na Vila Cecília, com moradias especialmente projetadas para pessoas da terceira idade, em condomínio horizontal dotado de área de convivência e integração com a rede social de proteção e defesa do idoso. “Outro avanço importante é o cumprimento da cota de 3% das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida destinada para idosos”, avalia o secretário adjunto de Assistência Social, Edson dos Santos.

Em 2011, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o Programa Medicamento em Casa para pessoas com mais de 60 anos com a entrega domiciliar dos medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes. Atualmente, mais de 1,3 mil pessoas são beneficiadas.

Neste ano, foi lançado o Curso de Cuidadores, resultado de uma parceria firmada entre a Coordenadoria Municipal do Idoso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Crescer – Centro
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site