Notícia

Kassab fala do Plano SP 2040 no Instituto de Engenharia

São Paulo - O prefeito Gilberto Kassab apresentou ontem o plano "SP 2040 - a cidade que queremos", no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana, zona sul da cidade.

O programa tem o objetivo de traçar as principais diretrizes para a capital paulista conciliar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas próximas três décadas, com fortalecimento e diversificação da economia, recuperação e ampliação das infraestruturas urbanas.

O evento foi acompanhado por engenheiros, arquitetos e urbanistas.

"Esse plano simboliza a definição do futuro da cidade de São Paulo, que precisa de planejamento em longo prazo. Até o momento, não tínhamos discussões desse caráter. Agora podemos pensar na cidade de hoje e na de amanhã. Estamos falando de intervenções como as Operações Urbanas e o Projeto Nova Luz, por exemplo. São projeções para melhorar a qualidade de vida das gerações futuras", disse Kassab.

Longo prazo

O SP 2040 é um plano de longo prazo para orientar uma ampla transformação da cidade nas próximas décadas, apontando novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que resultem em melhores condições de vida para a população e reforcem a presença de São Paulo no contexto das grandes cidades. O plano deverá servir de referência para a construção de uma cidade desejada pelo poder público, e por cidadãos, empresas e organizações.

"Queremos construir uma visão de como a cidade quer ser em 2040 e assim fazer as escolhas dos projetos estratégicos. Queremos fazer isso de forma compartilhada pela sociedade civil, associações e todos aqueles que quiserem participar", explicou Miguel Bucalem, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Organização

Dentre as diretrizes, estão a implantação de novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental.

Os benefícios de elaborar um plano como o SP 2040 é que ele propicia a discussão com a sociedade e, dessa forma, articula diferentes setores da sociedade, além de garantir que os desejos dos cidadãos sejam integrados às decisões políticas.

O SP 2040 será desenvolvido com base em cinco eixos fundamentais: promoção do equilíbrio social, desenvolvimento urbano e sustentável, mobilidade e acessibilidade, melhoria ambiental e oportunidade de negócios.

Órgãos públicos, entidades privadas, organizações civis e a população em geral estão contribuindo para a formulação do documento, que prioriza as ações de desenvolvimento da cidade sem desrespeitar o meio ambiente.
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site