Notícia

Morre o arquiteto que projetou as passarelas e a prefeitura de Salvador

Um dos protagonistas da arquitetura moderna no País, João Filgueiras Lima, o Lelé, tinha 82 anos.

O corpo será velado por volta das 16h na capela do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e depois seguirá para Brasília, onde também haverá velório, em local ainda não confirmado.

Não foi divulgada a causa da morte do arquiteto, que estava internado há alguns dias.

O prefeito ACM Neto lamentou na tarde desta quarta-feira (21/2) a morte do arquiteto. -As obras que Lelé projetou em Salvador ajudaram a consolidar o perfil cosmopolita da cidade- lembrou o prefeito.

-O Hospital Sara, o Centro Administrativo, as passarelas em vários pontos da cidade e o prédio da Prefeitura, construído em menos de 20 dias, são exemplos da criatividade de João Filgueiras Lima que, sem dúvida, foi um dos mais importantes arquitetos do Brasil-, afirmou o prefeito. -À família de Lelé, o meu sentimento de pesar- concluiu ACM Neto.

Segundo o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN-BA), Carlos Amorim, o trabalho de Lelé chama a atenção para a importância do mobiliário urbano na qualidade de vida das pessoas e para o diálogo altivo entre a excelência do designer contemporâneo e a riqueza do patrimônio histórico.

Luto de um dia

O governador Jaques Wagner expressou solidariedade aos familiares e amigos do arquiteto João Filgueiras Lima. -Quero prestar minha solidariedade à família de Lelé, um arquiteto que soube, como poucos, unir, nos muitos projetos realizados em várias partes do Brasil, os traços e linhas da sua técnica a uma forma artística, expressando toda a sua criatividade- disse Wagner.

Ele participou dos trabalhos de construção de Brasília, a criação da Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro e dos Centros Integrados de Educação Pública (ambos em parceria com Darcy Ribeiro) e pela Fábrica de Equipamentos Comunitários em Salvador, além de vários outros edifícios.

O governador decretou luto oficial de um dia em toda a Bahia em sinal de pesar pelo falecimento do arquiteto.
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site