Notícia

Na luta pelos ciclistas

A defesa da bicicleta como um meio de transporte e a luta por mais respeito dos motoristas aos ciclistas nas ruas. Foram estas causas que levou um grupo de pessoas a criar há 15 anos a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC), uma entidade engajada em fazer do trânsito de Blumenau, um lugar mais humano e sustentável.

A entidade possui hoje cadeiras no Conselho de Planejamento Urbano (Coplan) e no Conselho de Trânsito de Blumenau (Contranblu), onde reivindica a criação de mais ciclovias e ciclofaixas na cidade, além de campanhas por mais respeito no trânsito. O crescimento urbano do município, os problemas de congestionamentos e o alto índice de carros por habitantes em Blumenau fizeram que a ABC se tornasse uma entidade conhecida e participativa.

“Defendemos o uso da bicicleta de forma segura e cômoda. É um meio de transporte, não apenas uma forma de lazer”, comenta Thiago Duwe, atual presidente da ABC. A entidade faz reuniões mensais, onde planeja ações como passeios ciclísticos, reuniões com a Secretaria de Planejamento Urbano de Blumenau cobrando melhorias nas ciclofaixas existentes.

Duwe revela que Blumenau possui hoje, 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, porém, a maioria delas não são interligadas, o que dificulta a locomoção na cidade. Mas para os dirigentes da ABC a falta de educação é ainda o maior problema no trânsito.

“Falta consciência, falta educação de motoristas, motociclistas, ciclistas, de todos que fazem o trânsito da cidade. Uma recente pesquisa apontou que mais de 70% da população utilizaria mais a bicicleta se houvesse segurança”, comenta.



Passeios

Apesar de a bicicleta como meio de transporte ser a prioridade da ABC, o uso para o lazer também é valorizado. A entidade é responsável por diversos passeios ciclísticos na cidade e, muitas vezes, é convidada para promover esses eventos para empresas.

Segundo Duwe, entidades como o Sesc e o Sebrae e escolas como a Machado de Assis são parceiras frequentes da ABC. “Andar de bicicleta é também algo prazeroso e os nossos passeios ciclísticos levam cada vez mais blumenauenses a andarem sobre duas rodas. O trânsito caótico e os congestionamentos fazem com que cada vez mais pessoas troquem o carro pela bicicleta. A criação de cadernos como do Jornal Metas é um exemplo de como o assunto entrou na pauta das cidades”, completa.

Fonte: Jornal Metas SC
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site