Notícia

New York Times diz que Haddad fez tratamento de choque urbano em SP

Uma reportagem da edição de domingo (4) do jornal norte-americano The New York Times (NYT) disse que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad fez um tratamento de choque urbano. O texto ainda afirmou que ele foi o único administrador da cidade que, em décadas, desafiou a supremacia do automóvel.

O jornal nova-iorquino destacou o -debate feroz sobre mobilidade- em uma região com 20 milhões de pessoas. A reportagem cita medidas polêmicas do prefeito, como a diminuição da velocidade máxima nas ruas, e a cisão criada entre os paulistanos favoráveis às ciclovias e os que reclamam da diminuição de vagas de estacionamento nas ruas.

A reportagem aponta também que o prefeito se inspirou em casos de sucesso nas cidades de Nova York, Bogotá, Paris, entre outras. Fechamento de avenidas, expansão de calçadas, corredores de ônibus e redução de velocidade foram outras mudanças citadas.

O jornal aborda outra crítica comum: a de que o prefeito não teria realizado estudos para a implementação de seus projetos de mobilidade, como as ciclovias. Como resposta, relembra uma das entrevistas em que Haddad explica que suas mudanças foram -exaustivamente- discutidas durante a campanha política de 2012. As estatísticas recentes, como a redução da mortalidade no trânsito e a melhoria da fluidez dos congestionamentos, também foram apontadas pelo NYT.

The Wall Street Journal

Esta é a segunda vez em poucas semanas que uma publicação norte-americana faz reportagem com o prefeito. Em 23 de setembro, o The Wall Street Journal publicou texto comentando o trabalho de ampliação das ciclovias, defesa do uso de bicicletas e redução do volume de automóveis, entre outras medidas.

-Se o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, fosse o chefe de São Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole, ele seria considerado um visionário urbano- escreveu o WSJ.

Fonte: CenárioMT.com.br
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site