Notícia

Niterói ganha o primeiro bicicletário coberto da cidade

Uma mão na roda. Essa foi a expressão unânime dos ciclistas que guardaram suas bicicletas no primeiro dia de funcionamento do Bicicletário Arariboia, localizado ao lado da estação das barcas, no centro de Niterói. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, conta com 416 vagas e os usuários não pagam nada para estacionar as bikes.

Além das vagas verticais e horizontais, o bicicletário dispõe de tomadas para bicicletas elétricas, bomba para calibrar pneus, câmeras de segurança, banheiro e bebedouro. Para guardar a bike, o ciclista precisa se cadastrar. É só levar documentos de identificação e comprovante de residência. No local, nove funcionários estão à disposição dos usuários para tirar dúvidas, ajudar a colocar as bicicletas na área adequada, entre outras demandas.

O bicicletário foi inaugurado pelo prefeito Rodrigo Neves, que saiu de Santa Rosa de bicicleta, ao lado do secretário Executivo, Axel Grael, num trajeto que durou 20 minutos. O prefeito ressaltou que a meta é chegar ao final de 2020 com todas as regiões da cidade interligadas por ciclovias e ciclofaixas. -Niterói será a cidade de região metropolitana mais ciclável do país- afirmou Neves.

O prefeito disse ainda que a população de Niterói abraçou a causa da bicicleta e que o uso das bikes como meio de transporte sustentável vem sendo incentivado desde 2013, quando foi implantado o programa Niterói de Bicicleta.

-Iniciamos esse programa e já triplicamos o número de ciclovias e implantamos cerca de 1,2 mil vagas para bicicletas, através de bicicletários e paraciclos. Fizemos campanhas de conscientização sobre a importância de humanizar o trânsito e com isso reduzimos os acidentes e sobretudo as ocorrências com óbitos em Niterói em função dessas campanhas- destacou o prefeito.

Rodrigo Neves anunciou que a prefeitura vai implantar bicicletários cobertos em outras regiões da cidade.

-Em janeiro desse ano houve um aumento de 67% do número de ciclistas em Niterói em relação ao mesmo mês do ano passado. Em três anos e meio o aumento foi de mais de 300%. É bom lembrar que nesse momento de crise econômica muita gente está fazendo economia usando a bicicleta para deslocamento. A mobilidade sustentável hoje é uma marca da nossa cidade- explicou o prefeito.

O secretário Executivo, Axel Grael, destacou que a bicicleta é cada vez mais usada porque as pessoas estão vendo que vale a pena.

-Hoje é um dia histórico para o movimento do Niterói de Bicicleta. Estamos passando pelo mesmo processo que outros países e cidades passaram- disse Grael.

A coordenadora do Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, explicou que o programa possui duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas, e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes.

Fonte: O São Gonçalo
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site