Notícia

Oásis no caos da cidade

Construir uma pequena praça no lugar de vagas de carros é o conceito dos parklets. Criado em São Francisco, nos Estados Unidos, os parklets são pequenos espaços, que tem função recreativa e de permanência. Para muitos, diminuir duas vagas para estacionar, que muitas vezes são extremamente difíceis de encontrar, parece um absurdo. A seguir, algumas vantagens!

1. Dá privilégio às pessoas! Em um dia, duas vagas de estacionamento recebem 40 carros enquanto um parklet pode receber até 300 pessoas.

2. Promove a convivência! Criando um espaço urbano de permanência, as pessoas têm a chance de interagir com outras e com a própria cidade.

3. Aumenta o verde! Como toda boa praça, o parklet pode ter plantas e pequenas árvores, trazendo mais verde ao meio urbano.

4. Incentiva o transporte não motorizado! Em São Paulo 29 por cento dos deslocamentos principais são feitos de carro, e 71 por cento em meios não motorizados ou transporte público (Pesquisa Origem e destino 2007, Região Metropolitana de São Paulo). Esse grupo majoritário de ciclistas ou pedestres será o maior beneficiado.

5. É removível! Se por acaso aquele espaço precisar ser utilizado para vagas novamente, ou qualquer outra coisa, o parklet pode ser removido. O seu conceito é de ser desmontável, apesar de que, dificilmente quem teve um parklet em sua vizinhança vai querer que ele mude de endereço.

6. Colírio para nossos olhos! Essas mini praças de design marcante, com plantas, bancos, aparelhos de exercício, rack para bicicletas e tudo mais que elas comportam, são muito mais agradáveis aos nossos olhos do que carros estacionados!

Fonte: Blog Vila Bacana
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site