Notícia

Oslo quer banir carros de sua região central até 2019

Depois de algumas medidas chamarem a atenção mundo afora, como o fechamento pontual do centro de Paris para a circulação de carros e, no caso do Brasil, o bloqueio dos veículos na Avenida Paulista aos domingos, Oslo, capital da Noruega, caminha para ser a primeira grande cidade do planeta a adotar o banimento definitivo da circulação de veículos numa determinada área.

O conselho municipal local definiu como meta o ano de 2019 para que os carros deixem de rodar pelo centro da cidade, ampliando o espaço dedicado a pedestres e ciclistas. As exceções ficariam por conta dos veículos de transporte coletivo, como bondes e ônibus, e os carros dedicados à entrega de produtos e ao transporte de deficientes físicos.

Antes de colocar a iniciativa em prática, os dirigentes públicos de Oslo conduzirão estudos levando em conta os casos pontuais já registrados em outras cidades europeias e promoverão testes. Ao mesmo tempo, serão construídos mais de 60 quilômetros de ciclovias e haverá investimentos expressivos em transporte público - os valores não foram mencionados.

Apesar de a medida parecer bastante drástica num primeiro momento, é importante ressaltar que a cidade de Oslo tem apenas 600 mil habitantes e uma estimativa de 350 mil veículos registrados no município - o número de carros circulantes é um pouco maior, tendo em vista que muitas das pessoas que trabalham na capital residem na região metropolitana. Para efeito de comparação, é uma população um pouco maior do que a de Cuiabá, capital do Mato Grosso (580 mil habitantes).

Fonte: Quatro Rodas-Sustentabilidade
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site