Notícia

Parceria pelo desenvolvimento das cidades

A parceria entre Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal Curitiba) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) começa a apresentar frutos. Na última semana o Coordenador de Relações Internacionais do Cifal Curitiba, Vinicyus Carneiro, participou de uma reunião em Brasília com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) e o BID, onde foram dados os primeiros passos de uma estratégia que tem como finalidade última a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Esta iniciativa vem na esteira da criação do Observatório Pró-Cidades, ocorrida em setembro deste ano através de uma parceria entre BID, Unitar e Cifal Curitiba, com o objetivo identificar propostas na área de habitação, mobilidade urbana e saneamento.

Dentre os entraves identificados pelo Observatório para a aplicação das ações necessárias destacam-se a falta de capacidade técnica dos municípios para elaboração de projetos, a existência de recursos não consumidos, e a falta de infraestrutura.

Baseado nesta avaliação, o Cifal Curitiba, o BID e o Unitar decidiram por criar um programa de capacitação para o desenvolvimento local com objetivo de capacitar os gestores municipais a elaborarem projetos e captar os recursos que não estão sendo consumidos.

Para viabilizar este programa, foi convidado o Ministério das Cidades, que se tornou co-realizador do projeto. ?Estamos em uma fase de estruturação deste programa. Ele será financiado com recursos de fontes externas e terá abrangência nacional.?, afirma Carneiro.

Cifal – O Cifal é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Local do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR). Com nove centros espalhados pelos cinco continentes, o Cifal atua no desenvolvimento de programas de capacitação e na promoção de cooperações técnicas para o desenvolvimento urbano sustentável, visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODM).

As ações para a América Latina são coordenadas pelo Cifal Curitiba, que é mantido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Fonte: tôsabendo.com
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site