Notícia

Parque São Bento ganha novos contêineres

O Parque São Bento é o primeiro bairro a receber os contêineres nas vias públicas, após a assinatura do novo contrato da Prefeitura de Sorocaba com o Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA). A região ganhará aproximadamente 200 unidades, cada uma com capacidade para 1 mil litros de resíduos sólidos. Essa distribuição teve início nesta segunda-feira (28), por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), e contemplou somente a rua Benedito Oliveira Lousada.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, a escolha do Parque São Bento para inicio dos trabalhos foi em função da grande concentração de pessoas. "E por localizar-se um pouco distante da região central", comenta.

Agora, os contêineres ocuparão um espaço demarcado na própria via, em vez de ficarem nas calçadas como ocorria antes. Cada dispositivo será colocado a uma distância de aproximadamente 100 metros um do outro e atenderá a pelo menos 18 residências.

Os primeiros contêineres foram distribuídos ao longo da rua Benedito Oliveira Lousada, que cruza com a avenida Vinícius de Moraes - uma das principais vias do Parque São Bento. Conforme destacou o secretário de Serviços Públicos, a recolocação em toda a cidade deverá ocorrer até março de 2016. A previsão é que sejam inseridas 11 mil unidades com capacidade para 1 mil litros e outras 1.600 unidades de 240 litros.

Atualmente, Sorocaba conta com 2 mil contêineres de 1 mil litros e 1.500 unidades de 240 litros. Os dispositivos estão distribuídos pela área central da cidade e pelos principais corredores viários.

Pelo novo contrato, assinado em 31 de julho, após processo de licitação pública, o Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) é o responsável pela instalação, conservação, substituição e limpeza dos contêineres. A empresa também fica encarregada pela coleta de porta em porta do lixo gerado nas residências, estabelecimentos comerciais e feiras livres, além da varrição de ruas e avenidas e limpeza de banheiros públicos.

O CSA foi contratado pela Prefeitura de Sorocaba por R$ 78,6 milhões para prestar tais serviços pelo período de 12 meses. O valor corresponde à média de R$ 6,5 milhões ao mês.

Fonte: Cruzeiro do Sul
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site