Notícia

Pedestres ganham mais segurança e mobilidade em travessias de centros urbanos

Andar a pé pelas ruas da cidade nem sempre é seguro. De um lado, veículos motorizados que não respeitam as sinalizações de redução de velocidade; do outro, pedestres que ainda não entendem a importância de atravessar no lugar que lhe foi destinado.

É aqui que conscientização e investimentos em infraestrutura passam a andar juntos. Mais modernos e atualizados, os projetos de desenvolvimento urbano do Governo de Alagoas dão um novo protagonismo à segurança na mobilidade dos pedestres. Seja com a implantação de passarelas, lombofaixas, trincheiras ou faixa de pedestres, as vias e rodovias recebem agora a população com mais resguardo em todo o Estado.

Com a missão de trazer estas melhorias, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) lidera uma série de ações que investem no planejamento otimizado das travessias para os pedestres. Nos eixos viários, por exemplo, há um projeto que promete desafogar o congestionamento de uma das principais avenidas de tráfego na capital Maceió. Essas obras de travessia já começam a ser colocadas em prática.​

Dentro do trecho que passa pelo Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), a construção de passagens subterrâneas nas vias garantirá o deslocamento acessível dos estudantes entre as escolas. Partindo para a região litorânea, além da duplicação, a rodovia AL-101 Norte assegura também a implantação de três novas passarelas e várias faixas de pedestres.

-Todos os nossos projetos urbanos contam hoje com planejamento de travessia para a população, mas apenas isso não é suficiente. Aliado a estas ações, os pedestres precisam se habituar a atravessar nos espaços adequados a que lhes foram destinados, hoje eles ainda preferem arriscar suas vidas a caminhar mais um pouco para usar as passarelas, por exemplo. As mudanças precisam ser feitas dos dois lados- esclarece a superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Andreia Estevam.

Lombofaixas

Uma das ferramentas de trânsito que promove mais segurança aos pedestres atualmente ao reduzir a velocidade dos carros, motos e ônibus de forma menos agressiva dentro das áreas urbanas são as lombofaixas. Construída no mesmo nível das calçadas, elas garantem a circulação em desnível entre os veículos motorizados e não-motorizados nas vias urbanas, como explica a superintendente.

-A lombofaixa é um dos caminhos mais adequados para assegurar que o pedestre tenha o seu deslocamento priorizado, como previsto pelos manuais de trânsito. Como os fluxos precisam ser segregados, o melhor seria que dentro dos perímetros urbanos mais condensados os veículos realizassem essa travessia mais devagar- ressalta Andreia Estevam.

Fonte:CadaMinuto
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site