Notícia

Perfil do leitor de rua em Niterói

As laterais metálicas dos jornaleiros são especialmente importantes para os passantes (ou parantes) de Niterói. Eu já sabia disto desde uns dois anos atrás, quando cheguei a fotografar a concentração de leitores em algumas bancas no Centro desta cidade. Mas só agora, depois de ler uma crônica de Arnaldo Bloch, foi que me dei conta da importância de tal mobiliário urbano para algum(ns) segmento(s) social (is).
Ao contrário do Rio de Janeiro, entretanto, aqui não parece haver qualquer forma de discriminação ou seletividade. Todas as primeiras páginas atraem leitores, sendo claro que o acontecimento mais marcante da véspera sempre recebe mais atenção, seja em Icaraí, no Ingá ou no Centro.
Conforme relatou Arnaldo, é claro que tal tipo de leitor não é necessariamente um comprador de jornal. Não podemos nos esquecer de que Niterói é a cidade com maior número de faculdades (e estudantes) por metro quadrado no Brasil. São Gonçalo é a cidade mais populosa do estado, depois da capital, com quase todos os seus peões, também chamados de trabalhadores (como se patrões não trabalhassem), passando por Niterói de manhã e à tarde ou à noite. Por mais baratos que sejam os jornais, eles procuram evitar o acréscimo de mais uma despesa no custo das passagens. Daí a importância das primeiras páginas nas laterais metálicas.
Em poucos minutos, ficam cientes de tudo o que anda acontecendo pelo Brasil afora e principalmente nos municípios que lhes são mais próximos, deste "outro lado da poça". O conteúdo do jornal, o miolo da notícia, talvez não seja importante para tal tipo de leitor, mas a chamada na primeira página parece ser mais do que suficiente. Se soubessem disto, talvez alguns distribuidores teriam tido mais cuidado ao usar determinados protetores plásticos que só aceitam a exposição de jornais dobrados.

Fonte: O Globo
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site