Notícia

Ponte sobre o Rio Tubarão

Os trabalhos de colocação de base para erguer os pilares da nova ponte sobre o Rio Tubarão, conhecida como Ponte Cavalcanti, já iniciaram. Após a retirada dos entulhos da antiga estrutura, em dezembro, já foi executado o estaqueamento na margem esquerda do rio. O prazo contratual para a entrega da obra é agosto deste ano. Com a liberação do túnel do Morro do Formigão em março e a conclusão da ponte, um dos gargalos da duplicação da BR-101 será resolvido.

Orçada em R$ 18 milhões, a nova ponte está localizada no quilômetro 337,03 da BR-101 sul, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva. Quando finalizada, terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto), e receberá somente o fluxo de veículos no sentido norte.

As frentes de obras para construção da nova ponte sobre o Rio Tubarão contam com tapumes para isolar a movimentação de trabalhadores e equipamentos dos pedestres e motoristas. Esse isolamento foi feito nas margens da SC-390, na margem direita do rio e da rua Cândido Darela, margem esquerda.

As divisórias demarcam as frentes de obra, onde o acesso é permitido somente para pessoal autorizado, envolvido no empreendimento. A entrada de pessoas não autorizadas e treinadas expõe ao risco de acidentes, em função da movimentação de equipamentos, içamento e instalação de partes móveis em altura.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras e Cima Engenharia e Empreendimentos, contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), é o responsável pela construção.

Obras complementares

Além da construção da ponte, estão em execução as obras complementares na região de Tubarão, que incluem a ligação rodoviária com o túnel, pontes e marginais, novas passarelas e passagens inferiores.
As obras de artes especiais a serem construídas incluem quatro passarelas de pedestres, uma passagem inferior, a restauração e alargamento da ponte existente sobre o Rio Capivari, no quilômetro 329.
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site