Notícia

Porto Alegre amplia o uso de bicicletas para deslocamentos

Desde maio, o trecho de 550 metros da ciclovia da avenida Érico Veríssimo, entre a Praça Garibaldi e a avenida Ipiranga, começou a ser utilizado com frequência pelas bikes. Agora, a tinta vermelha pega firme no asfalto para marcar a continuidade deste novo espaço para a circulação de ciclistas, em direção à Rótula do Papa.

Serão mais 1,2 quilômetro, com interligação com a futura ciclovia da avenida José de Alencar, com passagem pela Saldanha Marinho e Gonçalves Dias. No BikePoa, implantado a partir de setembro de 2012, já são 162 mil pessoas cadastradas e 713 mil viagens realizadas no lombo das bicicletas. Evidências de que Porto Alegre respira novos ares, vive um momento diferente e histórico no perfil da circulação, pontilhado por milhares de bicicletas cravadas no mapa da cidade.

Ao todo, já são 28,5 quilômetros de ciclovias na cidade, com previsão de 35 quilômetros implantados até o final deste ano. -Hoje são milhares de pessoas, em deslocamentos de lazer ou para o trabalho, nas ruas e ciclovias, numa clara demonstração de mudança de cultura na nossa cidade, de valorização da bicicleta, este modal não poluente, sustentável, silencioso, saudável, acessível a todos, que coloca Porto Alegre alinhada com as melhores práticas da mobilidade urbana- afirma o arquiteto Antônio Vigna, gerente de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC.

Dicas de segurança

Nas permanentes ações de conscientização para o trânsito seguro com a população, além das abordagens com motoristas e pedestres, os agentes de educação da EPTC dão as seguintes dicas aos ciclistas, entre outras, para menos riscos de acidentalidade:

..Transitar preferencialmente onde há ciclovias. Onde não há, utilizar o bordo da via e no sentido do fluxo;

..Respeitar sempre o pedestre;

..Não transitar sobre as calçadas;

..Observar sempre a sinalização de trânsito;

..Ao pedalar, utilizar a sinalização noturna;

..Usar equipamentos de segurança, como capacetes, óculos, luvas, além de roupas claras, para uma maior visibilidade no trânsito.

Fonte: R7 Notícias - Transito
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site