Notícia

Praças terão academias para idosos em Fortaleza CE

“A violência contra o idoso é real”, declarou a chefe de assistência social do Instituto Doutor José Frota (IJF), Viviane Meire Jucá Bezerra. Segundo ela, somente no período de janeiro a julho deste ano, 17 casos de maus-tratos chegaram ao hospital. Para ela, este número é irrisório. “São somente os casos que chegam ao IJF, ou seja, mais graves. Infelizmente, existem muitos outros”. As informações foram dadas ontem, durante o lançamento do programa “Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso”, criado pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH).

Dentre as obras do projeto estão inclusas 22 academias, orçadas em R$ 400 mil, que devem ser construídas em praças públicas de Fortaleza. De acordo com Sérgio Gomes, titular da Coordenadoria do Idoso da SCDH, a previsão é de que a primeira seja inaugurada até o fim do mês de agosto deste ano, na praça Doutor César Cals, no bairro João XXIII.

Simbolicamente, será a inauguração oficial dos serviços do projeto. De acordo com a SCDH, ainda no segundo semestre, serão instaladas academias similares em espaços como Parangaba, Lago Jacarey e Gentilândia.

Para Sérgio, existe uma “acefalia” em relação às políticas públicas voltadas para idosos. As lacunas existentes ferem o artigo 9º do Estatuto do Idoso, que prevê como sendo obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

As ações do projeto, segundo Sérgio, dizem respeito a ressocialização, mobilidade e acessibilidade de pessoas na terceira idade. As propostas, encaminhadas ontem, passarão pelo crivo de vários órgãos municipais, como Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria do Turismo de Fortaleza, Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Cultura de Fortaleza, entre outras.

Além das academias, o projeto deve incluir outra ações, como Posto de Saúde Amigo do Idoso, confecção do guia turístico para a terceira idade e Projeto Idoso Empreendedor, com a implantação de fábricas de vassouras de garrafas pet como forma de complementação de renda para famílias em situação de vulnerabilidade.

Fortaleza tem 237.775 mil idosos, segundo o último
censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi realizado em 2010.

O Estatuto do Idoso prevê, entre outros pontos:

Artigo 19. Os casos de suspeita
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site