Notícia

Prefeito lança programa de abrigos padronizados nas paradas de ônibus de São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, lançaram, na manhã desta quarta-feira (28), o programa de implantação de abrigos padronizados nas paradas de ônibus da capital maranhense. O lançamento ocorreu durante uma rápida cerimônia realizada no abrigo instalado em frente ao Jardim dos Faraós, na Avenida dos Holandeses, no bairro do Olho d´Água.



A primeira etapa do programa, segundo o prefeito, possibilitará a implantação de 100 novos abrigos, de um total de 400 que deverão ser instalados até o final do ano. “Estes novos abrigos são projetados, com um design moderno para beneficiar os usuários do transporte coletivo, quer nas horas de sol quer nas horas de chuva, tudo feito com a intenção de atender, da melhor forma possível, à nossa população”, destacou João Castelo.



O secretário de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, frisou que os novos abrigos foram projetados com a preocupação de assegurar a acessibilidade da pessoa com deficiência. Além de rampas com acesso apropriado para cadeirantes e deficientes visuais, os novos abrigos – que têm quatro metros de comprimento e 2,40 de altura – possuem uma estrutura mais resistente, protegida contra corrosão, e com ferro galvanizado a fogo para evitar a depredação por parte de vândalos.



Etapas do programa - Segundo Clodomir Paz, dos 100 novos abrigos que deverão ser instalados até o final do próximo mês de maio, 15 já foram implantados pela SMTT. A segunda etapa do programa, que prevê a implantação de mais 300 abrigos, já está com a licitação pública concluída.



De acordo com o secretário, o programa irá abranger 41 bairros e praticamente todas as grandes vias e áreas mais populosas da cidade, a exemplo da Cidade Operária, Cohatrac, Centro, Distrito Industrial, Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Holandeses, Daniel de La Touche, Lourenço Vieira da Silva, área Itaqui-Bacanga e outras vias e bairros da cidade.



Clodomir Paz foi enfático ao informar que, para a Prefeitura de São Luís, este programa é da maior importância. “É bom frisar que estes novos abrigos, além de um espaço reservado para cadeirante, têm pisos podotáteis, ou seja, possuem faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. E, por determinação do prefeito João Castelo, estamos também trabalhando no projeto de reforma e melhoria das instalações físicas de todos os cinco terminais de in
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site