Notícia

Prefeitos discutem a retomada do sistema aquaviário na GV

Os prefeitos Vila Velha, Max Filho, de Vitória, Luciano Rezende e representantes da Prefeitura de Cariacica se reuniram nesta quarta-feira (11) para discutir a retomada do sistema de transporte aquaviário nos municípios. O encontro contou com a presença de empresários que operam com esse modal no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o modelo de operação realizado no estado vizinho a fim de adaptar as soluções para a realidade capixaba.

O sistema aquaviário planejado para a Barra da Tijuca RJ, é o principal modal da região, já que o local é cortado por diversos canais e o transporte pela água facilita o acesso dos passageiros da praia aos centros comerciais da região e vice-versa. A empresa faz serviço de passeio e transporte pelas lagoas da Barra da Tijuca.

De acordo com o responsável pela empresa, Ricardo Herdy, o serviço, além de favorecer a mobilidade também apresenta baixo custo de operação. -São balsas leves, com calado baixo, projetadas para navegar e atracar em águas rasas, com capacidade de transportar 40, 60 até 140 passageiros e com baixíssimo impacto ambiental- explica.

Para reativar o serviço nos municípios da Grande Vitória, será necessário que a empresa apresente uma proposta de serviço, contendo informações sobre o percurso dos usuários, as rotas de embarque e desembarque e o custo de operação realizado. A retomada do sistema depende também da aprovação do Governo do Estado. O prazo para entrega da proposta é de 60 dias.

Em Vila Velha, o plano de governo prevê, além da parceria entre prefeituras e governo do Estado para o aquaviário, a ampliação da rede de ciclovias, implantando a Ciclovia do Trabalhador, integrando a malha cicloviária atual aos bairros da região 5 (Grande Terra Vermelha). Também faz parte do planejamento a criação do Bike Vila Velha, serviço de aluguel de bicicletas nos mesmos moldes do já existente em Vitória, com possibilidade de integração dos aplicativos.

Fonte: Século Diário
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site