Notícia

Prefeitura de Vitória retira sujeira dos abrigos de ônibus da cidade

A Prefeitura de Vitória começou, nesta quarta-feira (27), uma operação de limpeza dos abrigos de ônibus que estão cheios de cartazes e outros materiais de propaganda. Uma ação contínua de limpeza e fiscalização vai garantir a ordem e pretende também coibir a sujeira deixada pelas pessoas que usam esses espaços para divulgar seus serviços.

A colagem de cartazes em monumentos urbanos poderá render aos infratores uma multa de até R$ 7 mil (3 mil Ufirs) e enquadramento dos autores em crime ambiental.

Inicialmente, a limpeza vai ser nos abrigos das principais vias, como as avenidas Dante Micheline, Reta da Penha, Centro e avenidas Maruípe e Fernando Ferrari. A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) tomou a iniciativa de limpar os abrigos sujos para começar um trabalho sistemático que vai prosseguir com ações de limpeza, fiscalização, notificação dos infratores e encaminhamento para ação criminal.

"Cerca de 90% dos abrigos de ônibus estão sujos, cheios de cartazes ou danificados, pois já foram alvo de vândalos. A realidade é preocupante e a Prefeitura de Vitória quer manter a ordem. Este ano, já houve sete notificações pela fiscalização da Semse e a finalidade agora é intensificar esse trabalho", adiantou o secretário de Serviços, Alex Mariano.

Segundo ele, a ação da Prefeitura é educativa e vai prosseguir aos sábados pela manhã até quando houver necessidade. De acordo com o secretário, o prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 20 mil por mês com esse tipo de destruição. "É dinheiro público indo para o ralo, por isso é necessário intensificar as medidas para evitar a ação de pessoas que gostam de sujar a cidade por meio da colagem de cartazes".

A sequência de ações deverá culminar com a a reduçãodo número de pessoas físicas ou jurídicas que praticam esses atos. Há leis que enquadram esse tipo de infração em crime ambiental (Lei 9.605/95 e lei 12.408/11, artigo 65), com pena de detenção que vai de três meses a um ano, além de multa a ser estipulada.

Aprovação

Usuários do transporte coletivo elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Vitória ao verificar a limpeza do abrigo na orla de Camburi. Para a moradora do bairro Maria Ortiz Vanilda Nascimento, doceira autônoma, 49 anos, a surpresa causou um bom efeito.

"Acho importante esse tipo de ação porque queremos morar numa cidade limpa. Esse espaço de vidro poderia ser aproveitado para colocar um mapa da cidade com o horário e a numeração dos ônibus. Também poderia ter um painel fechado com esp
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site