Notícia

Prefeitura discute com Ministério Público fechamento da Paulista

A Procuradoria Geral do Município reuniu-se nesta semana com os promotores do Ministério Público, para apresentar o parecer técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre a abertura da Avenida Paulista aos pedestres e ciclistas aos domingos.

A possível abertura da Paulista para ciclistas e pedestres no próximo domingo está descartada por enquanto. No início desta semana o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto declarou que com o parecer pronto a Paulista poderia fechar novamente no próximo domingo.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), não descartou a realização de uma audiência pública para debater o assunto com a população.

-Eu pedi que nossa Procuradoria entrasse em contato com o Ministério Público e levasse o nosso entendimento, levasse o contato que foi feito pelos hospitais, clubes e condomínios da região. Nós pretendemos que isso seja uma política pública de toda a cidade, então não está restrita à Paulista. É que no caso da Paulista tem um TAC e a interpretação dele é diferente caso a caso- afirmou o prefeito.

Um termo de ajustamento de conduta entre o Ministério Público e a Prefeitura diz que a Paulista só pode ser fechada 3 vezes ao ano sob pena de multa de R $ 30 mil.
Para Haddad, o TAC neste caso deve ser desconsiderado. -O TAC fala que a Prefeitura não pode autorizar mais que 3 eventos e na verdade não se trata disso, porque a Prefeitura não autoriza a si mesma no caso de uma política pública da ampliação dos espaços de lazer- declarou.

A Avenida Paulista já foi fechada para o tráfego de veículos em duas ocasiões: na inauguração da ciclovia da Paulista e da ciclovia da Bernardino de Campos.

-Está sendo levada em consideração a decisão do Ministério Público, não é impossível uma eventual convocação de uma audiência pública para discutir a matéria se houver solicitação da Promotoria- disse.

Teste

A via foi fechada no último domingo (23) em um segundo teste da Prefeitura para determinar se é viável ou não o fechamento definitivo da avenida todos os domingos. O primeiro teste tinha sido na inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, em 28 de junho. Agora, o teste aconteceu durante inauguração do trecho de ciclovia na Avenida Bernardino de Campos, ligando as ciclovias da Vergueiro e da Paulista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está fazendo um relatório sobre a circulação de veículos na região no último domingo. Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, o fechamento ocor
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site