Notícia

Prefeitura vai implantar mais academias ao ar livre

Assim que as chuvas derem uma trégua, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), retoma o projeto de implantação de academias ao ar livre em diversos pontos da cidade. Os próximos bairros que devem receber esse importante equipamento de incentivo à prática de atividades físicas são Inhayba e Bom Jesus.

Conforme destacou o secretário Oduvaldo Denadai, os responsáveis, para retomar os trabalhos, aguardam que o clima permita a execução das obras, uma vez que os equipamentos são instalados no solo concretado. Uma equipe da Serp percorre os pontos que contam com academias ao ar livre na cidade, conferindo as condições dos equipamentos e, se for o caso, fazendo a manutenção dos mesmos.

Atualmente, são 62 equipamentos dispostos em várias regiões da cidade, sendo que as últimas foram implantadas em Aparecidinha, no Jardim São Guilherme (em frente a UBS) e no Jardim Iguatemi, na Rua Catanduva. Instaladas em praças, parques e espaços públicos, as academias se constituem em um atrativo a mais para a população.

O projeto visa oferecer à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados. O uso frequente dos dispositivos de ginástica instalados em espaços públicos auxilia nos cuidados à saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda de calorias. -Os moradores podem se exercitar de forma correta, já que há um painel explicativo sobre para que serve e como deve ser usado cada aparelho ali instalado- afirma o secretário.

Em Aparecidinha, a academia está instalada na Praça Altino Sotil de Oliveira, recebendo diariamente, principalmente no final do dia, grande número de usuários.

Aparelhos

No total, seis aparelhos compõem cada academia: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores; o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão.

Fonte: SorocabaFácil.com.br
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site