Notícia

Projeto ensina qualidade de vida através de orgânicos

O "Sexta na Estação" é um projeto de extensão universitária realizado todas as sextas-feiras no Cis-Guanabara (Estação Guanabara). Tem como objetivo oferecer gratuitamente à população, tanto rural quanto urbana de Campinas, um espaço de interação, sensibilização, vivência, cultura e qualificação na temática da "alimentação, saúde, meio ambiente e qualidade de vida", tendo a agroecologia como sua base de fundamentação. Desta forma, procura a revalorização do agricultor e de seus conhecimentos e práticas em agricultura de base ecológica, fomentar a transição agroecológica, reaproximar consumidores e agricultores, bem como promover o consumo consciente e a saúde integral. Além disso, o projeto também colabora na revitalização do bairro Botafogo e de suas imediações.

O "Sexta na Estação" conta com uma programação que inclui os seguintes espaços:

1. Oficinas "Saberes da Vida e da Lida" - espaço para a construção e troca de saberes através de oficinas de qualificação, sensibilização e vivência dirigidas a diversos públicos, inclusive agricultores e consumidores.

2. "Trem Bão" (18h)- atividades culturais gratuitas para a população, como shows musicais.

3. "Pé na roça": feira de produtos da agricultura familiar, de economia solidária e de produtos orgânicos (das 16h às 19h) - muito mais que uma feira, este é um espaço de vivência e de promoção da saúde humana, ambiental e social, onde campo e cidade voltam a se reconectar e a recuperar os saberes e sabores da natureza. A feira conta com agricultores e artesãos da Rede de Agroecologia da Unicamp (Yamaguishi, Família Orgânica, Irmãos Souza, dentre outros). Além da venda de hortifrutigranjeiros, massas e produtos processados, a feira tem como diferencial a questão educativa.

4."Matutando": espaço de reflexão e debate entre diferentes setores da sociedade sobre temas relevantes para a população.

5. "Cine Casa do Lago na Estação" (19:30): cinema de qualidade, lazer e muita cultura, que mensalmente conta com uma sessão do "Cine Socioambiental", onde além da projeção temos debates sobre as produções.

6. "Criança na Estação": atividades lúdicas e educativas para os pequenos.

Para mais informações entre no site da Rede de Agroecologia da Unicamp:
http://www.cisguanabara.unicamp.br/rededeagroecologiadaunicamp

Fonte: Dra Giovanna Garcia Fagundes
Rede de Agroecologia da Unicamp
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site