Notícia

Santos poderá ter passarelas aéreas para pedestres

Em breve, as ruas de Santos poderão ser cortadas por passarelas aéreas para pedestres, que farão a ligação entre prédios particulares. Seriam estruturas semelhantes à existente sobre a Rua Jacob Emmerich, em São Vicente, e que serve de passagem entre os dois prédios do Brisamar Shopping.

A proposta do Projeto de Lei Complementar que autoriza o uso do espaço aéreo santista em áreas públicas já havia sido aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santos (CMDU) em 2012. Mas ficou parada na Câmara Municipal. Ontem, o projeto foi aprovado em reunião na Associação Comercial de Santos.

Assim, o projeto voltou à pauta do CMDU, com algumas alterações propostas pela Prefeitura. Uma delas é a proibição das passarelas nas avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e as da praia (já não eram permitidas sobre os canais). Outra mudança é a obrigatoriedade de que essas construções sejam de livre acesso ao público.

Estão previstos cobrança de tributos para construção das passagens e uma contribuição mensal do proprietário, semelhante ao IPTU. Há, ainda, possibilidade de construção desses equipamentos nos morros.

Os conselheiros vão se manifestar sobre as novidades na semana que vem. Mas ainda seria necessário um terceiro encontro para aprovação do projeto e encaminhamento para votação na Câmara Municipal.

Para o secretário, as passarelas trazem benefícios. -Não sei se as universidades têm interesse, mas acho que elas pensarão nisso. Outra coisa é a situação dos hospitais: facilitar expansão através de um equipamento desses é desejável. Temos exemplos em vários lugares no mundo e no Brasil, como a passagem do HC (Hospital das Clínicas, em São Paulo).

Shopping

O único projeto existente hoje em Santos é do empresário Armênio Mendes, que pretende fazer a ligação do Praiamar Shopping, na Aparecida, com um condomínio ao lado, ambos de sua propriedade, assim como o Brisamar Shopping, de São Vicente. -Eu acho que será benéfico para a Cidade. Porque eu vejo essas passarelas em países desenvolvidos, como na China, que se encontra até praça com passarela e escadas rolantes- diz Mendes.

Fonte: A Tribuna.com.br
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site