Notícia

Uma cidade de ladeiras e ciclovias

Uma, das muitas criticas que as novas ciclovias de São Paulo recebem é a respeito do acidentado relevo presente na capital paulista. O argumento até tem sua legitimidade, uma vez que não é fácil vencer por exemplo, a recém inaugurada ciclovia no eixo das Ruas Coronel Lisboa e 1º de Janeiro, nas proximidades do Shopping Santa Cruz, ou na Rua Alves Ribeiro no bairro do Cambuci.

Cabe lembrar que o plano da prefeitura de São Paulo é priorizar os trajetos mais planos. No entanto, nem em todos locais é possível a instalação nestes relevos visto a complexidade da metrópole.

Porém, é um equivoco dizer que a maior cidade brasileira não tem potencial de aumentar o número de deslocamentos por meio da bicicleta por conta das muitas ladeiras, visto outros exemplos lá fora, como o caso da cidade de São Francisco, que também é repleta de subidas.

A partir de 2008, a cidade norte americana construiu 200 quilômetros ciclovias, e segundo relatório da Agência Municipal de Transportes da cidade, até 2020, 20% dos deslocamentos serão feitos pelas bikes. Segundo o mesmo relatório, no período entre 2006 e 2012, aumentou em 71% o número de ciclistas.

A prova de que a medida foi bem aceita é que São Francisco foi eleita pela revista americana Bicycling a 6º melhor cidade para a prática do mundo.

Dicas para vencer as ladeiras

De acordo com publicação do site Vá de Bike, algumas medidas podem amenizar o desgaste corporal nas subidas, como por exemplo o controle da respiração : “Inspirar bastante e devagar, até encher bem os pulmões, para depois soltar o ar como se estivesse soprando a chama de uma vela. Inspirando pelo nariz, o ar entra mais devagar, é filtrado, aquecido e você não fica com a boca seca.” diz a publicação de Willian Cruz.

Outra dica do ciclista é em relação ao ritmo constante das pedaladas, que deve ser estabelecido tanto nas subidas, quanto nas retas, afim de que a respiração seja melhor aproveitada. Postura correta também esta na lista dos macetes para vencer as rampas.

Fonte: Via Trolebus
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site