Notícia

Unidos por cidades sustentáveis


Sorocaba está sediando o 21º Encontro Nacional da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista. Promovido pela Anamma em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o evento acontece até quinta-feira e tratará da sustentabilidade nas cidades brasileiras.

Nesta terça-feira (27) o tema abordado a partir das 9h será a questão da gestão integrada de resíduos sólidos com inclusão social e responsabilidades compartilhadas. “O fato de Sorocaba sediar um encontro nacional trará um fortalecimento para os órgãos municipais do Estado de São Paulo, além de trazer cidades de todo o país para conhecer o que o nosso município tem feito na área ambiental”, disse a secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba Jussara de Lima Carvalho.

Proposta /A proposta do encontro é pensar o desafio da construção de cidades sustentáveis a partir das políticas ambientais dos municípios brasileiros. Para isso, o evento será um espaço de debates e troca de experiências, envolvendo questões-chave no cenário ambiental contemporâneo.

Entre os temas de destaque deste o quadro atual da Política Nacional de Resíduos Sólidos e configuração dos Planos Municipais, a questão do planejamento sustentável das cidades para a Copa de 2014 e dentro de um panorama mais ampliado e crítico de mudanças climáticas. Também será discutido a inclusão social e responsabilidades compartilhadas, estratégias para conservação da biodiversidade e o planejamento sustentável das cidades para a Conferência Rio + 20.

Em 2012 /O Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho de 2012. O encontro r visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco internacional na área do desenvolvimento sustentável.

O que é a Anamma?
É uma entidade civil fundada em 1988 em Curitiba (PR), sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

40
é
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site