Notícia

Universidades conhecem projetos sorocabanos

Duas das principais universidades do Brasil vêm conhecer as ações que tornaram Sorocaba referência nacional em projetos voltados à qualidade de vida da população. Na manhã desta quinta-feira (13), um grupo de professores e alunos da Universidade de São Paulo (USP) visitará algumas ciclovias, parques municipais e Unidades Básicas de Saúde. E, no próximo dia 17, o secretário de Esportes, Cláudio Bacci, falará sobre o Projeto Caminhada, o Plano Cicloviário e o Via Viva em um fórum na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O grupo da USP deve vir composto de 40 estudantes do curso de graduação em Ciências da Atividade Física, coordenado pelo professor Douglas Roque Andrade, do campus Leste da USP. Eles devem chegar ao Palácio dos Tropeiros por volta das 10h e percorrer o Parque do Paço Municipal, a ciclovia da Av. Dom Aguirre e os parques das Águas (Jd. Abaeté), Formosa (Vila Formosa), "Maestro Nilson Lombardi" (Jd. Ipiranga) e "Carlos Alberto de Souza" (Campolim).

Os visitantes serão acompanhados por técnicos da Semes, Saúde e Educação, que prestarão informações referentes a alguns programas municipais, como o Projeto Caminhada, Pedala Sorocaba, o Via Viva e as Academias de Ginástica ao Ar Livre.

Lazer ao ar livre

Sorocaba ainda foi convidada pela Unicamp para participar, no próximo dia 17, do fórum "Atividade física e saúde: experiências bem sucedidas nas empresas, organizações e setor público". O encontro tem por objetivo divulgar as experiências bem sucedidas através da prática de atividades físicas oferecidas pelas universidades, empresas e organizações e no setor público.

De acordo com o secretário Cláudio Bacci, base no conceito internacional de "Cidade Saudável", Sorocaba vem se destacando em uma série de ações em espaços públicos. "Todos estes programas são realizados em espaços abertos, pois é o local onde a população habita e convive. Nós é que estamos indo até a população para oferecer saúde, lazer e qualidade de vida", destaca.

Desenvolvido pela Prefeitura desde maio, todos os domingos, o Via Viva tem levado à população uma série de atividade de esporte, lazer, cultura, saúde, serviços e meio-ambiente. A Avenida Itavuvu permanece fechada ao trânsito de veículos por 2 km, das 8h às 13h, permitindo exclusivamente o tráfego de pedestres, ciclistas ou quem anda de patins, skate ou patinete, ou mesmo para caminhada.

Sorocaba ainda se destaca como a 2ª maior rede de ciclovias do país, com 80 km implantados até o momento
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@grupocoesa.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site