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Viadutos e pontes das marginais de SP vão ganhar ciclovias, diz CET

A Prefeitura de São Paulo vai implantar ciclovias sobre viadutos e pontes das marginais Tietê e Pinheiros. O projeto faz parte da criação de 400 km de ciclovias na cidade até o fim de 2015.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou um mapeamento de vários locais ao longo das duas Marginais que comportam a construção de ciclopassarelas. As ciclopassarelas serão construídas ao lado das pontes que não comportarem ciclovia sobre elas.

De acordo com a CET, alguns locais já foram mapeados para a instalação das ciclopassarelas como as pontes da Freguesia do Ó, do Piqueri, Cidade Universitária, Eusébio Matoso, Cidade Jardim e Ponte do Socorro. Os projetos estão sendo estudados pela companhia.

O projeto-piloto será implementado na ponte da Casa Verde, na Zona Norte, com uma ciclovia de dois sentidos, sobre a calçada, na pista sentido Centro.

A ciclovia da ponte da Casa Verde interligará a Zona Norte ao Centro da capital paulista. Com o novo trecho, o trajeto da ciclovia vai ligar as faixas do canteiro central da Avenida Brás Leme à região da Barra Funda, do Bom Retiro e dos Campos Elísios, a partir da Rua dos Americanos.

Nesta segunda-feira (22), no Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto foram trabalhar de bicicleta. A dupla, que mora na Zona Sul, pedalou de casa até a sede da Prefeitura. Haddad, levou cerca de 35 minutos para completar o trajeto.

Aprovação

Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que aumentou de 86% em 2013 para 88% em 2014 o percentual de paulistanos a favor da construção e ampliação de ciclovias na cidade. A decisão do prefeito Fernando Haddad de construir 400 km de vias tem causado polêmica.

A pesquisa Ibope ouviu 700 pessoas entre dos dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados foram comparados com pesquisa semelhante realizada no ano passado.

De acordo com o levantamento, houve um aumento em dez pontos percentuais no número de pessoas com automóvel em casa, de 52% para 62%. Também subiu de 27% para 38% os que utilizam o carro todos os dias e quase todos os dias.

Bicicletas

Os entrevistados mencionaram construção de ciclovias (26%) e mais segurança (26%) como principais fatores para a utilização de bicicletas como meio de transporte. Na opinião de 80%, ciclistas e motociclistas são muito pouco ou pouc
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